Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Sabores da terra

"Sobre a arca atoalhada do mais puro linho apresenta-se o folar, rimas de queijos e de bolos, pratos de ovos, ou moedas entaladas em laranjas, à falta destas, em peros."

Aquilino Ribeiro

Quando pela primeira vez uma terra visitamos, queremos conhecer os lugares, as suas gentes e tradições. Mas logo uma ideia nos vem à cabeça e depressa perguntamos: "O que de bom se come nesta terra? Que segredos se escondem nas cozinhas e nas mãos de quem nelas trabalham? O que podemos encontrar numa mesa farta?"

Sentar-se a uma mesa beirã é convite mas também desafio para apreciar, da panela fumegante, o mais genuíno da cultura gastronómica destas terras.
A cozinha da Beira Alta é repleta de aromas, rica em sabores, substancial e variada. Tanto Domingos Rodrigues como Camilo Castelo Branco, conheciam o esplendor da região beirã e dela fizeram curiosos testemunhos gastronómicos nas suas obras literárias.

Desta região sempre foram abundantes e de qualidade, os porcos, os leitões, a vitela, o carneiro, o cabrito, o coelho e toda a caça que se expande por vales e montes mas também as aves de capoeira como a galinha preta, a pedrês, o pato, o peru e o frangão que os médicos de antigamente sempre recomendaram em circunstâncias mais delicadas.

A oferta é variada e espantosamente saborosa, desde o cabrito assado, a feijoada com enchidos e hortaliças, o tradicional bucho da Beira Alta, as filhoses, o arroz doce e outras delícias dos deuses.

Não faltam ainda os queijos, os vinhos, os licores, chás e outras bebidas de paladar doce e amargo satisfazendo todos os gostos.


Os doces e as compotas são uma verdadeira tentação. Sejam de abóbora, castanha ou cereja, oferecem aromas e paladares abençoados, de histórias de outros tempos.

As técnicas artesanais da feitura do pão, enchidos e queijos, alegram os olhos curiosos daqueles que procuram a genuinidade, que resignados se sentam à mesa para apreciar a arte de bem comer!
Conheça os restaurantes da Mêda, clicando na imagem a seguir e bom apetite...


0 comentários: