Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Passear por terras medenses (II)

Depois de conhecer a Mêda Urbana, faça agora o roteiro pela Mêda Rural, visitando Outeiro de Gatos, Aveloso, Prova, Casteição e Paipenela.

Junto da Igreja Matriz de invocação de Nossa Senhora da Graça, em Outeiro de Gatos, existem alguns elementos arquitectónicos de um antigo convento, em que, desde logo, sobressai um portal do século X V II. É imprescindível que aprecie as belas casas em cantaria, das quais se destaca a Casa Grande do Século XVIII. Deixe a aldeia e atrevesse a Teja, através de uma ponte romana, ainda muito bem conservada e suba pela povoação de Aveloso, berço de muitas histórias. Aqui nasceu Albano de Jesus Beirão, apelidado de "homem-macaco" - homem invulgar, nascido em 1882. É ainda obrigatória uma visita à Igreja Matriz de invocação à Senhora do Pranto, com reminiscências românicas. Destaque, por outro lado, para o extraordinário quadro paisagístico proporcionado pelo miradouro.


Andando mais três quilómetros para montante da Teja, divise num vale largo, no sopé do Pendão, a freguesia da Prova. Pare na Fraga da Pendão, de onde se avistam as aldeias circunvizinhas, num cenário deslumbrante. Na Prova, visite a igreja paroquial. Na zona mais antiga da aldeia, pode contemplar casas de interesse turístico: a Casa Grande do século XVIII, na qual esteve instalado Salazar em Agosto de 1937, em visita à família Lacerda, e a casa de S. José Cardoso, edifício do século XIX.


Retome a estrada para Sudeste, em direcção a Casteição, passando pelos Chãos. Neste lugar, propomos uma visita à casa do Senhor Raúl que, embora esteja em avançado estado de degradação, constitui um óptimo exemplar da Casa Beirã. A freguesia de Casteição é particularmente famosa pelos seus castanheiros, que constituem verdadeiros monumentos vivos. Os vários soutos seculares que rodeiam a aldeia transformam a freguesia num espaço "sui generis" de grandiosidade e beleza natural. Recomenda-se uma passagem pela Igreja Paroquial, exemplar de arquitectura religiosa barroca da época joanina. No adro da igreja, erguem-se o Pelourinho e a antiga Casa do Concelho.

No regresso à Mêda, faça uma pausa em Paipenela, freguesia com uma paisagem envolvente extraordinária (facto que poderá, de resto, confirmar no miradouro da aldeia). Trata-se de um lugar místico, onde prolifera a arquitectura das crenças e dos cultos, com destaque para os nichos e as alminhas.


Fotos deste post: Igreja Matriz de Outeiro de Gatos; Casa Grande da Prova e Torre Sineira de Casteição.

2 comentários:

Beirão disse...

Podem ver fotos da Casa do Sr. Raul -exemplar de casa senhorial da Beira - e uma interessante descrição do interior da mesma onde se percebe porque era referenciada - no blog dos Chãos.
Beirão

Manhoso disse...

Estas terras estao ao abandono. E muito triste