Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Passear por terras medenses (I)

Nos próximos posts irão encontrar algumas sugestões para a próxima visita ao concelho da Mêda.
Serão lugares, monumentos mas também actividades e eventos que poderão visitar e ficar a conhecer. As primeiras sugestões estão relacionadas com os cinco percursos turísticos da Mêda. São eles:

  • Roteiro I – Mêda Urbana
  • Roteiro II – Mêda Rural
  • Roteiro III – Por terras de Coutinhos, Marialvas e Sampaios e Melo
  • Roteiro IV - Do Poço do Canto às Romarias de Santo Amaro da Senhora do Monte de Ranhados
  • Roteiro V - A caminho das terras da Ordem de Cristo

Começemos, então, pela Mêda Urbana:



Na Mêda, poderá iniciar a visita nos Paços do Concelho.
É um antigo solar barroco do século XVIII, embelezado com azulejo representando motivos das 16 freguesias. Depois, dirija-se à Rua da Corredoura, onde e
ncontrará um outro solar barroco, do mesmo século - o Solar das Casas Novas -, onde estiveram aquarteladas as tropas anglo-lusas durante as invasões francesas.


A pouca distância do local, duas fontes: a do Espírito Santo, manuelina, e a fonte barroca das Fontaínhas. À saída da Rua da Corredoura e depois de atravessar a Rua Direita, encontra o Centro Histórico da Mêda, que inclui a Igreja Matriz, o antigo Tribunal, a Cadeia, o Pelourinho e o Museu Municipal.

Seguindo pela Rua Professor Ilídio Gouveia, encontrará depois a Rua da Poça, onde terá residido o Comendador da Ordem de Cristo. No local, existe uma janela manuelina de grande interesse. Na Rua Nova está situada a casa do Dr. Alondo e D. Amélia, um belo edifício Arte Nova. Depois, é imprescindível uma visita à Torre do Relógio, local de onde poderá contemplar a vila. Siga pela Rua Dr. Roboredo, onde encontrará o novo Palácio de Justiça. Virando à esquerda, estará novamente na Avenida. A poucos metros, encontrará o Parque Municipal, local que guarda a belíssima fonte barroca da Devesa.


Contornando o campo de futebol, encontre um testemunho da modernidade da vila beirã. Faça uma visita ao Complexo Desportivo das Piscinas, dotado de todas as infraestruturas imprescindíveis para a prática do desporto. Daqui, parta para a Zona do Barrocal, para conhecer a Casa da Cultura e nova Biblioteca Municipal. Regressando ao centro da vila, o solar da família Lacerda Faria merece uma visita demorada. A jornada termina na Capela da Senhora das Tábuas, pequeno templo fundado pelos Templários, e, já fora da vila, na Ermida de Santa Cruz. Depois de jantar – realce para os deliciosos manjares típicos da região – poderá investir num passeio nocturno pela Avenida da Mêda.

1 comentários:

Beirão disse...

Elizabete,
Penso que se refere à casa do Dr. Alonso ( médico) onde me lembro de ir em miúdo, pois ele também lá dava consultas.