Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Passear por terras medenses (III)

Vem aí a Primavera e nada mais especial que desfrutar esta época pelas terras da Mêda e apreciar o esplendor dos vales cobertos de amêndoeiras em flôr!

A proposta de hoje é para passear por "Terras de Coutinhos, Marialvas, Sampaios e Melo.

Parta da Mêda em direcção a Marialva pelo lado nascente. Marialva é uma vila antiquíssima, constituída por três aglomerados populacionais: a cidadela entre muros, que ainda no princípio do século XX era habitada e que hoje se encontra em ruínas; a vila, com características quinhentistas e a Devesa, que se estende para a planície, onde corre a ribeira de Marialva.



As muralhas do
castelo, de contornos irregulares, tomam a forma de um barco que parece navegar para Sudoeste, delimitam um espaço organizado segundo o traçado de três ruas provenientes das três portas das muralhas eque confluem para o largo central, onde se situam as ruínas do Paço do Alcaide, da Casa da Câmara, Cadeia, Cisterna e Pelourinho.

Na zona mais elevada do interior das muralhas, poderá contemplar a Torre de Menagem, a Igreja Matriz de Santiago e a Capela do Senhor dos Passos. Numa das muralhas do Castelo de Marialva descubra um campanário românico da Igreja dos Templários. A encimar o campanário, ergue-se a cruz dos Templários. Na vila, poderá ainda visitar a igreja de S. Pedro, do século XVII e com magníficos altares barrocos em talha dourada e pinturas murais. Através do Projecto de Recuperação das Aldeias Históricas,as casas da vila foram recuperadas. O principal núcleo populacional de Marialva encontra-se na Devesa, onde surgiram vestígios da época romana como colunas, capitéis, inscrições, cerâmica e moedas.

Deixe Marialva para ir dar uma volta pela Barreira, onde poderá conhecer a Igreja Matriz, a Capela de Nossa Senhora dos Milagres e a Capela de S. Sebastião. Outros pontos de interesse são a fonte de mergulho, no Lameirão, os moinhos de água da ribeira de Marialva, o forno comunitário e a Casa da Cerca.

Parta, depois, em direcção à Coriscada. Dois solares merecem destaque: a casa dos Menezes – também chamada de "Casa da Chaminé" - e o Solar da Casa Grande, dos Viscondes da Coriscada. Suba ao monte de Santa Bárbara, sobranceiro à aldeia e encimado por uma ermida dedicada àquela santa. Desfrute de uma paisagem de beleza agreste, que se estende da Serra da Marofa aos montes de além Douro e do Castelo de Marialva à cidade da Guarda. Os campos de vinhedos, oliveiras e pinheiros e o rio Massueime poderão proporcionar-lhe agradáveis retiros de silêncio.

Retome a EN 324 e a EN 102 e vá em direcção ao Rabaçal, onde sobressai a Igreja Matriz, um belo templo de construção rococó, dois solares da família Sampaio e Melo (o solar da quinta de Bacelada e o solar do Morgado) e a fonte barroca.

Seguindo novamente pela EN 102, mas em direcção à Mêda, faça uma curta paragem no Carvalhal. Situada num vale verdejante, hoje é uma terra pequena, mas de grandes tradições. Na Igreja Matriz, datada do século XVIII, não deixe de admirar o tecto em caixotões da Capela-mor.

Volte à estrada para visitar Valflor, onde há paragem obrigatória na Igreja Matriz, nas ermidas de Santo António, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Saúde – uma jóia do rococó, edificada em 1818.


0 comentários: