Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Passear por terras medenses (IV)

O percurso turístico de hoje leva-nos "do Poço do Canto às Romarias de Santo Amaro da Senhora do Monte de Ranhados".


Parta da Mêda pela estrada nacional 324 até ao alto do Poço do Canto. Ao cruzeiro dos centenários, desça para o centro de Poço do Canto para uma visita à Igreja Matriz, edifício rocócó de finais do século XVIII e consagrado ao Divino Espírito Santo. Do Adro poderá contemplar algumas casas solarengas: a casa de Cônsul e a Casa de D. Alda, de algum interesse arquitectónico.


Regresse ao alto do Poço do Canto para retomar a viagem em direcção a Ranhados, pelo caminho municipal de Santo Amaro.
Em Cancelos do Meio faça uma paragem para contemplar mais um belo solar barroco do século XVIII. Neste solar alojou-se, a convite do então proprietário Caetano de Seixas, Alexandre Herculano, em 1852. A arquitectura da fachada apresenta uma singular harmonia.

Continue, depois, a descer até à Teja, até encontrar a capela de Santo Amaro. Suba até Ranhados, freguesia de património artístico notável, constituído essencialmente pela Igreja Matriz, pelourinho, fontenova, castelo, solar dos Távoras, solar dos Condes de Avillez, antigo Tribunal e Cadeia, castro de S. Jurje, Cruzeiros e casas tradicionais. De todo este património, ressalta pelo seu valor arquitectónico a Igreja Matriz.

2 comentários:

um habitante atento disse...

Exma Srª
Ao seguir a estrada Poço do Canto - Sto Amaro poderá verificar atraves das placas de sinalização que o Solar dos Cancelos se localiza em Cancelos doMeio e não em Cancelos de Baixo!!
Mais atenção...
Um habitante atento

Elisabete Ramos disse...

Caro senhor "habitante atento", agradeço-lhe, desde já, a atenção que prestou a este post. Foi já feita a retificação de Cancelos de Baixo para Cancelos do Meio. Só não posso retificar na fonte pois foi um artigo publicado no Jornal O Interior, de 27-11-2008, na secção "Especial Meda". Fica, no entanto, registada a retificação. O meu obrigada, mais uma vez, e espero continuar a contar com as suas visitas neste blog. Melhores cumprimentos.