Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Passear por terras medenses (V)

E eis que chegamos ao último percurso turístico da Mêda! Vamos hoje "A caminho das terras da Ordem de Cristo".


Tome a direcção de Longroiva. Pelo caminho, deixe-se envolver pelas belas paisagens da Veiga. Para além do castelo, Longroiva possui um notável património cultural construído: o solar dos Marqueses de Roriz, a Capela da Senhora do Torrão, exvotos, a Fonte da Concelha, a Fonte Nova, a Igreja Matriz, a estrada romana, a forca, várias sepulturas antropomórficas e moinhos de água.

De resto, as Termas de Longroiva são a grande riqueza do concelho. Águas sulfúreas de caudal abundante com a temperatura de 44 graus centígrados, cuja qualidade e autenticidade foi técnica e cientificamente testada. Aproveite para passar alguns dias na Estância Termal e beneficie das qualidades das suas águas, particularmente benéficas para a cura de enfermidades relacionadas com a pele e os ossos.








Do vasto e rico património de Longroiva, merece ainda referência a Igreja Matriz de Santa Maria, nas imediações do castelo. A seu lado, a capela de Nossa Senhora do Torrão, rodeada de sepulturas antropomórficas datadas do século XII. Atente nas talhas douradas do retábulo do altar, nas pinturas do tecto e nos frescos datados do século XVIII. No largo da Praça, localiza-se a antiga Câmara e o Pelourinho.

Regresse à Mêda e reserve a tarde para se deslocar à freguesia de Fonte Longa, um percurso inesquecível a fazer no tempo das amendoeiras em flor.

Visita obrigatória à Igreja Matriz, dedicada a Santa Maria Madalena e as capelas da Senhora de Belém e São Sebastião.

Terminados agora os cinco percursos turísticos pelo concelho da Mêda, não se vá embora... teremos ainda muitas outras sugestões interessantes, aqui no blog de Outeiro de Gatos.

Aproveito e desejo-lhe um bom fim de semana.

Nota: A fotografia das Termas de Longroiva apresentada neste post é do antigo edifício. Em breve, teremos aqui um post sobre as termas com fotografias das novas instalações, inauguradas o ano passado.

0 comentários: