Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Por trás do nome das terras (I)

Todas as terras têm um nome e por trás de cada nome, uma história, algumas delas muito interessantes. A toponímia conta-nos a história da ancestral civilização europeia. Com fortes ligações à história, arqueologia e geografia, muitos topónimos são anteriores à romanização.

Na minha terra, no Norte, muitos nomes de terras estão associados à distante origem celta. Quanto aos topónimos de origem Árabe, acabaram por ficar circunscritos às terras dos Sul dado a reconquista cristã ter servido como barreira ao avanço muçulmano.

O património toponímico português é de uma riqueza enorme e belíssima!

Muitas lendas por trás de alguns nomes são oriundas de uma tradição milenar, que, atravessando o fio do tempo, chega até nós como testemunho de terras antigas, dos seus mitos fundadores e dos eventos que as definem enquanto local com identidade, conferindo aos seus habitantes um sentido de unidade e pertença.

Muitas terras do concelho da Meda têm histórias magníficas. Irei aqui contar algumas delas. A própria cidade de Meda apresenta uma lenda interessante:

“ Diz a lenda que a Meda, há séculos atrás, se chamava Vale da Aldeia e se situava a cerca de dois quilómetros a norte da actual vila.

A mudança surgiu quando um tufão de formigas gigantes rebentou em Vale de Aldeia, tornando-se um verdadeiro flagelo e chegando a atacar as crianças. Por esse motivo a primeira família mudou-se para junto do morro. Aí se construiu a primeira casa, com o nome de Quinta do Medo, assim chamada por ser um lugar ermo, livre de formigas mas sugeito certamente a muitos outros perigos.

As restantes famílias começaram também a abandonar as suas casas e refugiaram-se nas cavernas do morro. Aí construíram uma capela com o nome de Santa Bárbara, destruída há cerca de 85 anos por estar muito degradada, dando lugar à existente Torre do Relógio.

As casas foram sendo construídas à volta do morro, mudando-se o nome de Quinta do Medo para Mêda.”

In “Terras da Meda – Natureza, Cultura e Património” de Adriano Vasco Rodrigues

0 comentários: