Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Em memória



António Maria Ramos - 19-07-1920/25-01-2009

No primeiro aniversário da sua morte, este blog lembra este filho da terra, nascido em Outeiro de Gatos a 19 de Julho de 1920.

António Maria Ramos, autor do Hino Nacional à Armada Portuguesa (ver pt.wikipédia)nasceu e viveu em Outeiro de Gatos, tendo sido presidente da Junta da Freguesia durante os anos 80.Da história da sua vida, constam ainda o serviço prestado à Marinha Portuguesa e à PSP e a residência em Vila Nova de Gaia, onde nasceram e residem os seus dois filhos mais novos. Pai de quatro filhos, avô de sete netos e visa-avô de três bisnetos, faleceu no dia 25 de Janeiro de 2009, com 88 anos.

2 comentários:

aasm disse...

Com o tempo transportamos todo o tipo de lembranças connosco, as que guardamos sem querer e as queremos guardar. Todos os momentos nos Gatos, vão ficar para sempre guardados. A memória visual, os sons, os cheiros e os sabores...
Mas o que de mais importante guardamos são as pessoas, e do Sr.Antoninho como era localmente conhecido fica a imagem do Homem alto, magro, cigarro no limite, a queimar o lábio, a sorrir quando nos via passar, um cumprimento, uma brincadeira...

Tantos eram os nossos sonhos de miúdos nessa altura, tantas voltas deu o mundo, mas...Graças a Deus, nada esqueci daquela gente dos Gatos.

No futebol, há quem tenha cachecóis que dizem, "Graças a Deus que não nasci Lagarto (ou Lampião ou Tripeiro)", devia haver cachecóis a dizer, "Graças a Deus que sou dos Gatos"

A.Martins

Elisabete Correia Araújo disse...

Muito bonita a tua mensagem. Obrigada. Bem-hajas, António.