Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Bem-vindo a Outeiro de Gatos

Não sou de terras medenses. Sou uma minhota que escolheu, há já vinte anos, as terras de Vila Nova de Gaia para viver. No entanto, Outeiro de Gatos, faz parte da minha história de vida. Lembro-me bem da primeira vez que visitei esta terra. Foi no ano em que caiu o muro de Berlim. Lembro-me de estar no café da terra, de olhos postos na televisão e a comentar a notícia. Tenho memória também de uma sardinhada feita nas margens de um rio, organizada pela Dª Antónia, para me apresentar às gentes da terra. Afinal, seria a sua futura nora, uma minhota tal como ela. A partir desse ano, visitar Outeiro de Gatos, passou a fazer parte da rotina familiar. No Verão, chegavam as férias e ficava-se durante uma ou duas semanas por estas terras da Meda. Foi aqui que os meus filhos brincaram atrás dos gatos da avó, apanharam cerejas, viram coelhos e pintaínhos acabados de nascer.

Não sou de terras medenses mas uma parte do meu coração é. Não somos só da terra em que nascemos, ou de onde nasceram os nossos pais. Somos também das terras onde estabelecemos laços, onde criamos raízes, onde nos sentimos como que em casa. Este blog tem como objectivo principal promover as terras e as gentes, sua história e tradições. Mas espero que seja também um portal para juntar os filhos da terra que estão longe, que vivem em outros lugares do mundo. Que sirva também para matar saudades e para criar novos laços... para juntar um dia, quem sabe, todos aqueles que um dia tiveram que partir.

Se tem laços com esta terra, deixe a sua mensagem.

0 comentários: