Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Outeiro de Gatos - Toponímia (História e Lenda)

Os filósofos esclarecem que na toponímia, a explicação mais simples, normalmente, está errada. Não é fácil determinar com total segurança a origem do nome duma povoação. Já escrevia o Prof. Adriano Vasco Rodrigues, "há que pesquisar, investigar e comprovar." Na sua obra "Terras de Meda - Natureza, Cultura e Património", encontrei um breve apontamento que indicava "Outeiro de Gatos" como uma "elevação onde havia gatos bravos".

Nas minhas pesquisas, encontrei ainda no jornal "A Guarda" (edição de 21 de Setembro de 2001) a relação do determinativo "os Gatos" com a expansão territorial de uma família  mediévica desta denominação. Com efeito, os "Gatos" expandiram-se desde o Távora ao Côa e às cercanias e alguns domínios da Serra da Estrela. Fui, então, à procura desta família e encontrei a seguinte informação.

Nuno Soares Velho (1140-?) foi um fidalgo, Rico-Homem e Cavaleiro medieval do Reino de Portugal, tendo  sido contemporâneo de D. Afonso Hemriques. Foi casado por duas vezes, a primeira com D. Mór Pires Perna (1160-?). Dos seis filhos, o segundo chamava-se Pedro Nunes, "o Velho" (para destrinça de outro homónimo) que casou com D. Maria Anes. Deste casamento nasceu D. Afonso Pires Gato (1210-?), Rico-Homem e Cavaleiro medieval do Reino de Portugal que foi Governador da Guarda. Casou com Urraca Fernandes de Lumiares (1200-?) e tiveram três filhas: Constança Afonso Gato, Teresa Afonso Gato e Guiomar Afonso Gato. DªTeresa Afonso Gato casou depois com D. Mem Soares Melo, 1º Senhor de Melo.

No entanto, a lenda do "Gato de Ouro" que alguns dizem estar relacionada com o nome da freguesia, parece-me muito interessante. Se não, vejamos:

Um dia uma mulher sonhou que num determinado sítio de Outeiro de Gatos (que ainda não tinha este nome) estavam enterrados uns gatinhos de ouro. Na mesma altura um homem sonhou a mesma coisa. Dizia-se, na época, que se duas pessoas (um homem e uma mulher) tivessem o mesmo sonho na mesma altura, esse tornava-se realidade. Sendo um deles de família pobre e outro de família rica, era muito difícil encontrarem-se pois não era hábito as pessoas ricas falarem com os mais pobres. Uns anos mais tarde numa festa, aconteceu encontrarem-se e conversaram acerca do sonho que ambos tinham tido. Chegaram então à conclusão que o sonho devia ser real mas para terem a certeza teriam de se deslocar ao local de que tinham sonhado.
Já tinham passado largos anos e não sabiam se iriam encontrar os gatinhos de ouro. Dirigiram-se ao local e, de facto, encontraram os gatos de ouro com que tinham sonhado. Decidiram, então, pôr o nome de Outeiro de Gatos ao local.

Na aldeia, todos sabem onde é este local. Eu mesma já lá estive algumas vezes. Este fim de semana, de visita a Outeiro de Gatos aproveitei para mostrar aos meus filhos e tirar algumas fotografias.

1 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Muito interessante o seu blog.
Gostei muito da história do Outeiro de Gatos. Admiro Portugal, meus pais nasceram nesse belo país (repare no meu nome, lembra alguém?), e também gosto de gatos...
Com sua permissão gostaria de publicar esse post no meu blog (O Gato Subiu no Telhado - http://gatt0s.blogspot.com/), com os devidos créditos.
Grato!