Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

As termas de Longroiva

As Termas de Longroiva são uma tranquila e aprazível estância de reconhecidas qualidades terapêuticas, proporcionando saúde e bem-estar.
As Termas de Longroiva constituem um óptimo lugar para recuperar forças entre uma paisagem bela e variada, em especial a partir de Fevereiro, altura em que começam a florir as amendoeiras.
Nas virtudes terapêuticas das suas águas minerais naturais, Longroiva oferece o melhor à saúde, um bem que se conserva e se recupera cuidadosamente, sempre segundo fórmulas rigorosamente personalizadas.
A água, a natureza e o repouso são ingredientes de excelência para a saúde, lazer, conforto e bem-estar desta pequena estância termal, que começa a aflorar.
As águas termais de Longroiva devem ser conhecidas desde os tempos pré-históricos, com os arqueólogos, desde há muito, a reconhecerem em estâncias aquíferas medicinais vestígios do seu aproveitamento pelo homem pré-histórico. O povoamento desta região feito desde o Paleolítico leva-nos a pensar que estas águas não terão passado desapercebidas a esses remotos habitantes.
Com mais certeza temos de aceitar que elas eram já conhecidas dos romanos, que ocuparam o território vizinho do castro de Longobriga, durante centenas de anos, e ali fizeram sistematicamente prospeções para identificação dos jazigos mineiros e das águas medicinais.
A lenda da estátua do Banho, em Longroiva, pode testemunhar o achado, neste local, de uma estatueta romana consagrada à deusa da Saúde, como era habitual ocorrer com aqueles colonizadores.
As mais remotas referências históricas ao valor medicinal das águas de Longroiva parecem datar do séc. XVII. No séc. XVIII há algumas citações, entre elas, uma referida no Aquilégio Medicinal de Fonseca Henriques (Primeiro Inventário das Águas Minerais Naturais de Portugal Continental, editado pela primeira vez em 1726).  

Saiba tudo sobre as termas em www.termasdelongroiva.com.pt 

3 comentários:

Anónimo disse...

pena é que este executivo e a nova administração não queiram abrir o balneario.

Anónimo disse...

Querem os tachos mas não querem trabalho!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.