Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

A 13 de Maio lembramos...

No dia em que 500.000 pessoas visitam o maior santuário mariano de Portugal para assistir às celebrações presididas pela Sua Santidade o Papa Bento XVI, em visita a Portugal, escrevo o post de hoje contando as aparições de Nossa Senhora na Meda, em 1944.

"Numa mina de água, nos arredores da Vila, apareceu Nossa Senhora. As primeiras visões foram reveladas por uma empregada doméstica, que fora buscar água. No interior viu a Virgem e o Menino Jesus, tão nítido, que se podia tirar o ponto das rendas dos vestidos!

Outras pessoas ocorreram ao local e também viram. Em breve, às centenas, convergiam de toda a parte para implorar ajuda. E todos viam Nossa Senhora! Conta-se que um abastado lavadror ali levou o seu filho mudo, esperando o milagre de o ver falar e prometendo à Senhora a junta de bois com que trabalhava. Mal acabara de fazer a promessa, o filho exclamou:
- Meu pai, dê também o carro!

O proprietário do terreno propôs-se construir uma capela, para receber as dádivas e as promessas mas o Clero recusou benzer o terreno não acreditando nas visões. Os cépticos afirmavam tratar-se de um fenómeno de refracção da luz, produzido pelos raios solares, que entravam por uma abertura no tecto da mina. Com a falta de apoio da Igreja, que duvidou do milagre, aquele alvoroço foi-se apagando e a mina caiu no esquecimento..."

Retirado de "Terras da Meda - Natureza, Cultura e Património" de Adriano Vasco Rodrigues

0 comentários: