Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

II Encontro dos Amigos de Outeiro de Gatos

No passado dia 13 de Agosto, foi realizado o II Encontro dos Amigos de Outeiro de Gatos.
Amigos e amigas encontraram-se no adro da igreja para as boas vindas e conhecer as actividades do dia.
Para este ano, a organização tinha mais uma caça ao tesouro mas desta vez não de chaves de ouro como no ano anterior mas dos verdadeiros tesouros da terra: os seus produtos.




Os enigmas deste ano, levaram as equipas às casas de algumas famílias que tinham para oferecer vinho; azeite; amêndoa, avelã, e nozes; feijão e grão de bico; batatas; alhos e cebolas; mel; doce de abóbora; filhoses e biscoitos e chouriços e farinheiras.

Recolhidos os "tesouros" era então o momento de decorar os cestos pois mais tarde seriam arrematados nas festas da aldeia. Com a ajuda de ramos de videira e de castanheiro, todas as equipas tentaram fazer o seu melhor e mostrar os seus dotes, embelezando cada um dos cestos.

A tarde foi depois preenchida com o almoço, porco no espeto e arroz de feijão, tudo muito bem regado com a boa disposição de todos e claro... cervejinha bem fresquinha, pois o calor era muito... ;)

A tarde "estendeu-se" depois tal como as mantas sob a sobra dos carvalhos. Contaram-se histórias e estórias, e entre risos e gargalhadas, ouviram-se anedotas e cantares da terra como já vem sendo tradição entre amigos que já contam muitos anos de amizade e de serões de Verão.

A promessa ficou: para o ano virá mais... Haja chuva ou faça sol... ;)

Fotos do II Encontro
Mais fotos do II Encontro

 

Alfredo Cabral

Lembram-se da tabuada escolar "O Ratinho"? Quem nos seus tempos de estudante não teve uma? Hoje, ao encontrar a minha velhinha tabuada, lembrei-me de vos falar de Alfredo Cabral, o autor desta "reliquia", que faz parte das memórias de muitos de nós e que marcou tantas gerações.


Alfredo Cabral, nasceu em Outeiro de Gatos em 1912. Fez a instrução primária nesta aldeia e frequentou um seminário, tornando-se professor de ensino primário. Mais tarde, licenciou-se em Filosofia Clássica pela Universidade de Lisboa.
Autor de vasta obra em prosa e poesia, destacam-se "Vida Amarga", "Sinapismos", "Grão e Sal", uma colectânea de provérbios.
Orientou jornais como "O Educador", colaborou em revistas e publicou estudos como prontuários ortográficos, tabuadas, catecismos, etc.
Colaborou igualmente no boletim de Acção Educativa e de Difusão de Cultura Popular da Direcção Geral do Ensino Primário.
Alfredo Cabral, trabalhou no Ministério da Educação, na Direcção Geral do Ensino Primário na qualidade de Chefe de Secção, tendo estado ligado à fundação de Cantigas Escolares no Ensino Primário.
Com verdadeira dedicação, empenhou-se na construção e manutenção da cantina escolar da sua terra natal, Outeiro de Gatos. Foi uma das primeiras cantinas criadas no concelho da Mêda.
Alfredo Cabral foi também o autor da letra do hino de Outeiro de Gatos, que tantas vezes cantamos nas nossas festas da aldeia.

Sugestão de leitura: O Gato Gatão, poeta de profissão

Com previsões de chuva para este fim de semana, nada melhor que ficar em casa e aproveitar para ler uma história aos nossos pequenos. A sugestão de hoje é o livro "O Gato Gatão, poeta de profissão", da escritora Graça Breia e ilustração de Raquel Pinheiro.

A história, passada na nossa aldeia de Outeiro de Gatos, conta de uma maneira alegre e bem-disposta, em que as palavras também brincam, a vida de um gato poeta.
O Gato Gatão, apresenta-nos a sua companheira, a Ruivinha, e descreve-nos a aldeia onde vive, Outeiro de Gatos, e na qual se diverte à grande. Nesta aldeia, o Gato Gatão é feliz e encontra motivos de inspiração para a sua poesia.

"Gato, Gatão, poeta de profissão" é um livro da Editora CERCICA, editado com o apoio do Ministério da Educação e Câmara Municipal de Cascais.
Inserido na colecção “4 leituras”, este livro que faz parte da lista recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, integra um DVD interactivo com a história narrada em Língua Gestual Portuguesa, em versão áudio e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Existe também uma versão impressa em Braille. O DVD inclui ainda conteúdos de natureza informativa que permitem estender o conhecimento aos Distritos de Portugal.

Esta colecção pretende que cada criança possa ter acesso ao prazer da leitura, e ao mundo mágico do conhecimento, quaisquer que sejam as suas capacidades individuais de leitura.
Mais informações sobre este livro e a EDITORA CERCICA em: http://www.editoracercica.com/

A pensar no II Encontro...

Outeiro de Gatos em quadras

Outeiro de Gatos, é uma aldeia,
Antiga, de história e tradição,
São frias as suas noites de Inverno,
Mas quentes as noites de Verão.

A lenda dos Gatos de Ouro,
Deu o nome à terra, conta a história,
Mas a família Gato aqui viveu,
Trazendo tempos antigos à memória.

Pintam de branco a aldeia,  
As lindas amendoeiras em flôr,
E esconde a Fonte da Nogueira,
Segredos de amizade e amor.

As suas vinhas são de vinho bom,
E as terras fartas de cereais,
Quem a visita promete sempre voltar,
E as festas no Verão não esquece jamais!

Elisabete Ramos