Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

II Encontro dos Amigos de Outeiro de Gatos

No passado dia 13 de Agosto, foi realizado o II Encontro dos Amigos de Outeiro de Gatos.
Amigos e amigas encontraram-se no adro da igreja para as boas vindas e conhecer as actividades do dia.
Para este ano, a organização tinha mais uma caça ao tesouro mas desta vez não de chaves de ouro como no ano anterior mas dos verdadeiros tesouros da terra: os seus produtos.




Os enigmas deste ano, levaram as equipas às casas de algumas famílias que tinham para oferecer vinho; azeite; amêndoa, avelã, e nozes; feijão e grão de bico; batatas; alhos e cebolas; mel; doce de abóbora; filhoses e biscoitos e chouriços e farinheiras.

Recolhidos os "tesouros" era então o momento de decorar os cestos pois mais tarde seriam arrematados nas festas da aldeia. Com a ajuda de ramos de videira e de castanheiro, todas as equipas tentaram fazer o seu melhor e mostrar os seus dotes, embelezando cada um dos cestos.

A tarde foi depois preenchida com o almoço, porco no espeto e arroz de feijão, tudo muito bem regado com a boa disposição de todos e claro... cervejinha bem fresquinha, pois o calor era muito... ;)

A tarde "estendeu-se" depois tal como as mantas sob a sobra dos carvalhos. Contaram-se histórias e estórias, e entre risos e gargalhadas, ouviram-se anedotas e cantares da terra como já vem sendo tradição entre amigos que já contam muitos anos de amizade e de serões de Verão.

A promessa ficou: para o ano virá mais... Haja chuva ou faça sol... ;)

Fotos do II Encontro
Mais fotos do II Encontro

 

3 comentários:

The Nook disse...

Hello

I am sorry I do not speak portuguese. I just found your site and also a Facebook page which I have joined. I stayed in Gatos in 2003 when we came for the wedding of Nuno Manuel Macedo Pinto De Sousa whose parents Nuno and Beatriz have a house there.

We are coming for a holiday from 13th July until 27th July and look forward to seeing the village again.

Thank you for the blog

Neil Thain
Orkney islands
Scotland

Neil Thain disse...

Olá

Lamento que eu não falo português. Acabei de encontrar seu site e também uma página no Facebook que me juntei. Eu fiquei em Gatos, em 2003, quando veio para o casamento de Nuno Manuel Macedo Pinto de Sousa, cujos pais Nuno e Beatriz têm uma casa lá.

Estamos chegando para umas férias a partir de 13 de julho até 27 de julho e estamos ansiosos para ver a vila novamente.

Obrigado para o blog

Neil Thain
Orkney Islands
Escócia

28 de Junho de 2012 11:27

José Ferreira disse...

Eu ando a estudar a freguesia de Bagunte, do Concelho de Vila do Conde, que foi paroquiada pelo abade Caetano Merouço Pego, do Outeiro de Gatos, entre 1821 e 1867. Há bastante documentação sobre ele: foi, por exemplo, afastado afastado de Bagunte pelos liberais. Penso que aí terão interesse em saber isto.
José Ferreira