Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

II Encontro dos Amigos de Outeiro de Gatos

No passado dia 13 de Agosto, foi realizado o II Encontro dos Amigos de Outeiro de Gatos.
Amigos e amigas encontraram-se no adro da igreja para as boas vindas e conhecer as actividades do dia.
Para este ano, a organização tinha mais uma caça ao tesouro mas desta vez não de chaves de ouro como no ano anterior mas dos verdadeiros tesouros da terra: os seus produtos.




Os enigmas deste ano, levaram as equipas às casas de algumas famílias que tinham para oferecer vinho; azeite; amêndoa, avelã, e nozes; feijão e grão de bico; batatas; alhos e cebolas; mel; doce de abóbora; filhoses e biscoitos e chouriços e farinheiras.

Recolhidos os "tesouros" era então o momento de decorar os cestos pois mais tarde seriam arrematados nas festas da aldeia. Com a ajuda de ramos de videira e de castanheiro, todas as equipas tentaram fazer o seu melhor e mostrar os seus dotes, embelezando cada um dos cestos.

A tarde foi depois preenchida com o almoço, porco no espeto e arroz de feijão, tudo muito bem regado com a boa disposição de todos e claro... cervejinha bem fresquinha, pois o calor era muito... ;)

A tarde "estendeu-se" depois tal como as mantas sob a sobra dos carvalhos. Contaram-se histórias e estórias, e entre risos e gargalhadas, ouviram-se anedotas e cantares da terra como já vem sendo tradição entre amigos que já contam muitos anos de amizade e de serões de Verão.

A promessa ficou: para o ano virá mais... Haja chuva ou faça sol... ;)

Fotos do II Encontro
Mais fotos do II Encontro