Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Alfredo Cabral

Lembram-se da tabuada escolar "O Ratinho"? Quem nos seus tempos de estudante não teve uma? Hoje, ao encontrar a minha velhinha tabuada, lembrei-me de vos falar de Alfredo Cabral, o autor desta "reliquia", que faz parte das memórias de muitos de nós e que marcou tantas gerações.


Alfredo Cabral, nasceu em Outeiro de Gatos em 1912. Fez a instrução primária nesta aldeia e frequentou um seminário, tornando-se professor de ensino primário. Mais tarde, licenciou-se em Filosofia Clássica pela Universidade de Lisboa.
Autor de vasta obra em prosa e poesia, destacam-se "Vida Amarga", "Sinapismos", "Grão e Sal", uma colectânea de provérbios.
Orientou jornais como "O Educador", colaborou em revistas e publicou estudos como prontuários ortográficos, tabuadas, catecismos, etc.
Colaborou igualmente no boletim de Acção Educativa e de Difusão de Cultura Popular da Direcção Geral do Ensino Primário.
Alfredo Cabral, trabalhou no Ministério da Educação, na Direcção Geral do Ensino Primário na qualidade de Chefe de Secção, tendo estado ligado à fundação de Cantigas Escolares no Ensino Primário.
Com verdadeira dedicação, empenhou-se na construção e manutenção da cantina escolar da sua terra natal, Outeiro de Gatos. Foi uma das primeiras cantinas criadas no concelho da Mêda.
Alfredo Cabral foi também o autor da letra do hino de Outeiro de Gatos, que tantas vezes cantamos nas nossas festas da aldeia.