Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Sugestão de leitura: O Gato Gatão, poeta de profissão

Com previsões de chuva para este fim de semana, nada melhor que ficar em casa e aproveitar para ler uma história aos nossos pequenos. A sugestão de hoje é o livro "O Gato Gatão, poeta de profissão", da escritora Graça Breia e ilustração de Raquel Pinheiro.

A história, passada na nossa aldeia de Outeiro de Gatos, conta de uma maneira alegre e bem-disposta, em que as palavras também brincam, a vida de um gato poeta.
O Gato Gatão, apresenta-nos a sua companheira, a Ruivinha, e descreve-nos a aldeia onde vive, Outeiro de Gatos, e na qual se diverte à grande. Nesta aldeia, o Gato Gatão é feliz e encontra motivos de inspiração para a sua poesia.

"Gato, Gatão, poeta de profissão" é um livro da Editora CERCICA, editado com o apoio do Ministério da Educação e Câmara Municipal de Cascais.
Inserido na colecção “4 leituras”, este livro que faz parte da lista recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, integra um DVD interactivo com a história narrada em Língua Gestual Portuguesa, em versão áudio e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Existe também uma versão impressa em Braille. O DVD inclui ainda conteúdos de natureza informativa que permitem estender o conhecimento aos Distritos de Portugal.

Esta colecção pretende que cada criança possa ter acesso ao prazer da leitura, e ao mundo mágico do conhecimento, quaisquer que sejam as suas capacidades individuais de leitura.
Mais informações sobre este livro e a EDITORA CERCICA em: http://www.editoracercica.com/

3 comentários:

ze vinagre disse...

parabens elisabete, não sei onde desencataste este livro mas continuas a fazer ver aos naturais de OUTEIRO de GATOS

Anita disse...

Olá Beta,
Estou tão orgulhosa dos meus Gatos!!!
Obrigada pela dica e vou já procurar para o comprar, ainda mais porque tem o apoio da Camâra Municipal a que pertenço, Cascais.
São só boas coincidências.
Beijinhos

Elisabete Ramos disse...

Desde que falei cá em casa do "Gato Gatão", tive que comprar o livro e agora é leitura obrigatória para o nosso mais pequeno... :)

As ilustrações da Raquel Pinheiro são belíssimas e os relatos da Graça Breia fazem-nos viver verdadeiramente as aventuras do Gato Gatão em Outeiro de Gatos: "Outeiro de Gatos tem pedregulhos de granito e terrenos de cores. A Ruivinha gosta de passer e de cheirar as flores. :)... Na aldeia do Gatos as casas são de pedra e têm lareira, a Ruivinha tem olhos verdes e é boa cozinheira. Um apaixonado, este nosso Gato Gatão, poeta de profissão.