Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Um fim de semana por terras medenses

Nestes últimos quatro dias, decorreu na Mêda, a 1ªFeira da Caça, Floresta e Produtos Regionais. Embora só a tendo visitado durante o fim de semana, tive a oportunidade de ficar a conhecer do que melhor se faz com alguns dos produtos da terra, o azeite, os doces, as geleias, os licores, os pães e os queijos, e muitos outros, presentes em vários stands do certame. O sabor estupendo da gastronomia da região, esteve presente em todos os pratos do roteiro gastronómico seleccionado para os dias da feira. E as provas de alguns dos melhores vinhos medenses, coroou este fim de semana que dificilmente esquecerei.

No âmbito deste evento, tive a oportunidade de visitar alguns dos produtores de vinho da região e muito me impressionou encontrar jovens à frente dos destinos das diversas quintas visitadas. Todos eles herdaram dos pais e dos avós as vinhas, mas foi graças à sua visão, dedicação e trabalho que agora temos a oportunidade de encontrar adegas modernas, produzindo vinhos absolutamente maravilhosos. Foi com paixão que os ouvi a falar dos seus vinhos e foi com entusiasmo que os ouvi a relatar os seus projectos para o futuro.
Depois das quintas, foi tempo para visitar e conhecer um lagar de azeite tradional, no Vale da Veiga, na freguesia de Longroiva. Foi com atenção que ouvimos as palavras do Sr. Óscar e da sua mãe, Dª Isabel Sampaio, relatando a tradição e a sabedoria de produzir um dos melhores azeites que já tive a oportunidade de saborear. Foi também com espanto que descemos as escadas de caracol da casa subterrânea, montadas como legos inventados do granito. 
E por último, antes do passeio terminar, houve tempo ainda para visitar o Castelo de Marialva e ouvir a sua história secular pela voz de um jovem guia que encantou com os seus relatos cheios de detalhes e pequenos segredos. O autocarro esperáva-nos às portas do Castelo e foi com pena que tivemos que voltar, terminando assim um inesquecível dia por terras medenses... esperáva-nos ainda um almoço ajantarado (eram já 5h da tarde!) de creme de perdiz e chanfana de veado, tudo muito bem "regado" com os vinhos Medalta e Angoreta, brancos e tintos, saborosos e "quentes" para uma noite fria que se aproximava a passos largos...

0 comentários: