Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

I Encontro dos Amigos de Outeiro de Gatos - Relatos de um dia em grande

Distribuição das t-shirts
Quando se ouviram as dez badaladas do sino da Igreja, começamos com a distribuição das t-shirts: verde para as senhoras e bordeaux para os senhores...
Às 11 estávamos prontos para o nosso peddy paper. As equipas já tinham nome e com os envelopes dos enigmas nas mãos, começaram a caça do tesouro das chaves.

Peddy paper "Em busca do Tesouro das chaves"
Correram à Fonte da Nogueira, subiram à Casa do Povo, beberam na Fonte das Cantarinhas. Descansaram à porta da Casa da Fidalga e procuraram o grande Eucalipto da aldeia. Um a um, todos os enigmas iam sendo descobertos e as chaves de "ouro" iam sendo reunidas. No final, "Cardoso e Morrão" era a grande vencedora com 8 chaves conquistadas. A "Máquina do Tempo" ficou logo a seguir com 7 chaves e os "Vinagre" , chegando a seguir, conquistaram o terceiro lugar com 7 chaves. Todas as equipas encontraram as chaves escondidas, desvendando os enigmas e divertindo-se muito, sob o sol quente de um dia de Verão.

O almoço
Chegados à hora do almoço, já todos falavam do porco no espeto que esperava por nós junto à Ribeira da Enxameia. Encheram-se os copos, estenderam-se as toalhas! A carne, saborosamente fatiada, foi servida com arroz de feijão e pão da aldeia. Sobremesas havia muitas, pois todos participaram com as suas melhores iguarias.

E a tarde estendeu-se tal como as mantas à sombra da ponte, que o sol queimava para uma tarde de Agosto!
As Árvores de balões
Houve jogos para todos, actividades lúdicas para todas as crianças, desde os mais pequeninos que, felizes, fizeram as suas árvores de balões coloridos, até os mais crescidos que tiveram um tesouro de "pedras preciosas" como descobrir com o desvendar de enigmas codificados em quadras... E não faltaram os "gatinhos" estratégicamente escondidos para outro grupo de meninos e meninas procurar...

Terminou a tarde mas antes de o sol se pôr, já muitos se dirigiam à aldeia para dar continuidade à festa.
Seguiu-se o baile à noite pois eram as festas em honra do Senhor Bom Jesus dos Passos. Só com a entrada na madrugada, chegou aquela sensação de "fim de festa". Cansados mas de "alma cheia" todos regressaram a casa.

Ficou a promessa de um novo "Encontro" para o próximo ano. Ficaram centenas de fotografias para testemunhar os momentos vividos e ficaram as lembranças de um dia para não esquecer!

A Organização
A todos quantos participaram, a Organização agradece.
Esperamos, sinceramente, que tenha sido um dia em grande!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ola organizadores, antes do mais estão de parabens pela organizaçao, só um reparo no paddy paper, como conseguiu o 1ª ficar com 9 chaves se so haviam 8 e por ai fora.... Parabens..
Valter Guimaraes

Anónimo disse...

Olá caros amigos, um MUITO OBRIGADA pela iniciativa que espero, se venha a repetir muitas e muitas vezes. Foi um dia fantástico e do qual se fala quase todos os dias. Quem não foi, está concerteza, cheio de inveja. Obrigada pela amizade e por tudo o que nos proporcionaram. Um grande beijinho, Ana Luisa (Anita)

Elisabete Ramos disse...

Olá Valter, Obrigada! Sim, é verdade. Embora fossem 9 as chaves escondidas ficou aquele desaparecimento misterioso da chave da Fonte da Nogueira... :)A equipa vencedora apenas encontrou 8 chaves. Fica a rectificação. Abraço.E... para o ano, haverá mais, se Deus quiser.

Elisabete Ramos disse...

Querida Ana, obrigada pelo comentário. Fico feliz por tudo ter corrido bem e ter sido um dia muito agradável para todos. E sim, vamos repetir. Beijinhos.