Outeiro de Gatos é uma aldeia da Beira Alta que pertence ao concelho da Mêda, distrito da Guarda.Este é um blog que pretende dar a conhecer esta aldeia e o seu concelho, divulgar as suas riquezas patrimoniais e paisagísticas mas também as suas manifestações populares e culturais, as festas e romarias, as feiras e exposições, os monumentos, as antigas Vilas Medievais, o artesanato e as suas gentes, seus costumes e tradições. Fique por aí e volte sempre. Obrigada.

Passear por terras medenses (V)

E eis que chegamos ao último percurso turístico da Mêda! Vamos hoje "A caminho das terras da Ordem de Cristo".


Tome a direcção de Longroiva. Pelo caminho, deixe-se envolver pelas belas paisagens da Veiga. Para além do castelo, Longroiva possui um notável património cultural construído: o solar dos Marqueses de Roriz, a Capela da Senhora do Torrão, exvotos, a Fonte da Concelha, a Fonte Nova, a Igreja Matriz, a estrada romana, a forca, várias sepulturas antropomórficas e moinhos de água.

De resto, as Termas de Longroiva são a grande riqueza do concelho. Águas sulfúreas de caudal abundante com a temperatura de 44 graus centígrados, cuja qualidade e autenticidade foi técnica e cientificamente testada. Aproveite para passar alguns dias na Estância Termal e beneficie das qualidades das suas águas, particularmente benéficas para a cura de enfermidades relacionadas com a pele e os ossos.








Do vasto e rico património de Longroiva, merece ainda referência a Igreja Matriz de Santa Maria, nas imediações do castelo. A seu lado, a capela de Nossa Senhora do Torrão, rodeada de sepulturas antropomórficas datadas do século XII. Atente nas talhas douradas do retábulo do altar, nas pinturas do tecto e nos frescos datados do século XVIII. No largo da Praça, localiza-se a antiga Câmara e o Pelourinho.

Regresse à Mêda e reserve a tarde para se deslocar à freguesia de Fonte Longa, um percurso inesquecível a fazer no tempo das amendoeiras em flor.

Visita obrigatória à Igreja Matriz, dedicada a Santa Maria Madalena e as capelas da Senhora de Belém e São Sebastião.

Terminados agora os cinco percursos turísticos pelo concelho da Mêda, não se vá embora... teremos ainda muitas outras sugestões interessantes, aqui no blog de Outeiro de Gatos.

Aproveito e desejo-lhe um bom fim de semana.

Nota: A fotografia das Termas de Longroiva apresentada neste post é do antigo edifício. Em breve, teremos aqui um post sobre as termas com fotografias das novas instalações, inauguradas o ano passado.

Passear por terras medenses (IV)

O percurso turístico de hoje leva-nos "do Poço do Canto às Romarias de Santo Amaro da Senhora do Monte de Ranhados".


Parta da Mêda pela estrada nacional 324 até ao alto do Poço do Canto. Ao cruzeiro dos centenários, desça para o centro de Poço do Canto para uma visita à Igreja Matriz, edifício rocócó de finais do século XVIII e consagrado ao Divino Espírito Santo. Do Adro poderá contemplar algumas casas solarengas: a casa de Cônsul e a Casa de D. Alda, de algum interesse arquitectónico.


Regresse ao alto do Poço do Canto para retomar a viagem em direcção a Ranhados, pelo caminho municipal de Santo Amaro.
Em Cancelos do Meio faça uma paragem para contemplar mais um belo solar barroco do século XVIII. Neste solar alojou-se, a convite do então proprietário Caetano de Seixas, Alexandre Herculano, em 1852. A arquitectura da fachada apresenta uma singular harmonia.

Continue, depois, a descer até à Teja, até encontrar a capela de Santo Amaro. Suba até Ranhados, freguesia de património artístico notável, constituído essencialmente pela Igreja Matriz, pelourinho, fontenova, castelo, solar dos Távoras, solar dos Condes de Avillez, antigo Tribunal e Cadeia, castro de S. Jurje, Cruzeiros e casas tradicionais. De todo este património, ressalta pelo seu valor arquitectónico a Igreja Matriz.

Passear por terras medenses (III)

Vem aí a Primavera e nada mais especial que desfrutar esta época pelas terras da Mêda e apreciar o esplendor dos vales cobertos de amêndoeiras em flôr!

A proposta de hoje é para passear por "Terras de Coutinhos, Marialvas, Sampaios e Melo.

Parta da Mêda em direcção a Marialva pelo lado nascente. Marialva é uma vila antiquíssima, constituída por três aglomerados populacionais: a cidadela entre muros, que ainda no princípio do século XX era habitada e que hoje se encontra em ruínas; a vila, com características quinhentistas e a Devesa, que se estende para a planície, onde corre a ribeira de Marialva.



As muralhas do
castelo, de contornos irregulares, tomam a forma de um barco que parece navegar para Sudoeste, delimitam um espaço organizado segundo o traçado de três ruas provenientes das três portas das muralhas eque confluem para o largo central, onde se situam as ruínas do Paço do Alcaide, da Casa da Câmara, Cadeia, Cisterna e Pelourinho.

Na zona mais elevada do interior das muralhas, poderá contemplar a Torre de Menagem, a Igreja Matriz de Santiago e a Capela do Senhor dos Passos. Numa das muralhas do Castelo de Marialva descubra um campanário românico da Igreja dos Templários. A encimar o campanário, ergue-se a cruz dos Templários. Na vila, poderá ainda visitar a igreja de S. Pedro, do século XVII e com magníficos altares barrocos em talha dourada e pinturas murais. Através do Projecto de Recuperação das Aldeias Históricas,as casas da vila foram recuperadas. O principal núcleo populacional de Marialva encontra-se na Devesa, onde surgiram vestígios da época romana como colunas, capitéis, inscrições, cerâmica e moedas.

Deixe Marialva para ir dar uma volta pela Barreira, onde poderá conhecer a Igreja Matriz, a Capela de Nossa Senhora dos Milagres e a Capela de S. Sebastião. Outros pontos de interesse são a fonte de mergulho, no Lameirão, os moinhos de água da ribeira de Marialva, o forno comunitário e a Casa da Cerca.

Parta, depois, em direcção à Coriscada. Dois solares merecem destaque: a casa dos Menezes – também chamada de "Casa da Chaminé" - e o Solar da Casa Grande, dos Viscondes da Coriscada. Suba ao monte de Santa Bárbara, sobranceiro à aldeia e encimado por uma ermida dedicada àquela santa. Desfrute de uma paisagem de beleza agreste, que se estende da Serra da Marofa aos montes de além Douro e do Castelo de Marialva à cidade da Guarda. Os campos de vinhedos, oliveiras e pinheiros e o rio Massueime poderão proporcionar-lhe agradáveis retiros de silêncio.

Retome a EN 324 e a EN 102 e vá em direcção ao Rabaçal, onde sobressai a Igreja Matriz, um belo templo de construção rococó, dois solares da família Sampaio e Melo (o solar da quinta de Bacelada e o solar do Morgado) e a fonte barroca.

Seguindo novamente pela EN 102, mas em direcção à Mêda, faça uma curta paragem no Carvalhal. Situada num vale verdejante, hoje é uma terra pequena, mas de grandes tradições. Na Igreja Matriz, datada do século XVIII, não deixe de admirar o tecto em caixotões da Capela-mor.

Volte à estrada para visitar Valflor, onde há paragem obrigatória na Igreja Matriz, nas ermidas de Santo António, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Saúde – uma jóia do rococó, edificada em 1818.