A cidade da Mêda recebeu na Casa Municipal da Cultura cerca de 300 cantadores de Janeiras em representação de dez colectividades.

Cantar Janeiras - MêdaO I Encontro de Cantadores de Janeiras do concelho da Mêda decorreu durante a tarde de domingo, 24 de Janeiro, na Casa Municipal da Mêda. Participaram no encontro os grupos da Associação de Solidariedade Social, Cultural, Desportiva e Recreio de Fonte Longa, o Centro Cultural e Recreativo da Mêda, o Centro Sócio-Cultural da Coriscada, a Banda Filarmónica e o Grupo de Violas do Aveloso, bem como os grupos corais de Marialva, do Outeiro de Gatos, de São Bento da Mêda, da Prova e do Poço do Canto.
O Encontro pautou-se por um bom espírito de convívio, traduzindo-se numa grande festa e está já prometido para o próximo ano o II Encontro Concelhio de Cantadores de Janeiras.

«A Mêda encontrou-se com a tradição e foram muitos, novos e menos novos, que reviveram um passado tradicional desta terra no salão multiusos onde ancestrais cantares, transmitidos de geração em geração, acalentaram as pessoas que, num espírito de convívio mas também de interculturalidade, vivenciaram esta época onde ranchos ou grupos iam de casa em casa , quantas vezes pela noite fria, fazer os seus peditórios das Janeiras», informou o município em comunicado.


«O ladrão do pinheirinho
Onde havia de nascer
Bem à porta casa
Que nos vai dar de comer e beber»

(Cantiga de Janeiras de Longroiva)
aps (com Meda em Movimento)

in http://capeiaarraiana.wordpress.com